Cabeamento estruturado: o que é e qual sua importância?
O cabeamento estruturado é a solução que empresas buscam para aumentar a vida útil das redes e melhorar seu gerenciamento. Gerando economia de tempo e dinheiro.
Com os avanços tecnológicos é notável como aumentou a dependência das redes. Perceba como estamos rodeados por cabos e fios, mas o que muitos esquecem é da real importância do cabeamento estruturado. O que gera prejuízos e manutenções constantes. Por isso leia agora e entenda porque é necessário fazer esse investimento.
O que é cabeamento estruturado?
É a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia. Assim, torna a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e layout. Permitindo a ligação a uma rede de servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores.
Qual a sua importância?
Muitas empresas fazem a instalação de sistemas de cabos que interligam suas redes de forma improvisada. Para se ter ideia, isso representa uma média de 70% dos problemas que costumam acontecer. Por isso, é fundamental investir em cabeamento estruturado, para evitar qualquer tipo de problema que possa gerar prejuízos e enormes gastos para o negócio.
Quais as vantagens?
São inúmeras vantagens para a empresa que conta com o cabeamento estruturado. Como:
Flexibilidade: O sistema permite a mudança de layout de interface de conexão padronizada;
Facilidade: O cabeamento estruturado assegura a localização fácil de um cabo no sistema, devido à identificação de todo o canal;
Organização e manutenção simples: Como todo o sistema está localizado em um mesmo local, não há problemas e imprevistos com cabos soltos. Além disso, há simplicidade na substituição de um ativo de rede, caso necessário;
Padronização: A documentação técnica permite que uma nova implantação ou alteração, seja realizada por um profissional diferente do que tenha atuado na construção do sistema inicial.
Integração: Possui arquitetura aberta (conectividade entre produtos de diversos fabricantes), e através desse sistema, é possível a integração de diversas fontes, como: voz (telefonia), multimídia (som ambiente e vídeo), através do mesmo cabo.
O resultado desse trabalho bem feito é instalar o cabeamento estruturado apenas uma vez. Isso gera menos gastos e evita modificações toda vez que for preciso adicionar um novo ponto de rede.
Ficou alguma dúvida sobre cabeamento estruturado? Deixe seu comentário, aproveite para baixar o nosso Guia