Como uma boa infraestrutura te ajuda a otimizar os custos da sua empresa?
As empresas estão utilizando cada vez mais tecnologia em seus processos produtivos e isso exige uma rede conectada a maior parte do tempo. É difícil diferenciar quais setores precisam mais de uma conexão confiável e concisa, uma vez que os recursos online, a telecomunicação, a automação comercial e a utilização de softwares têm aumentado exponencialmente.
Essas atividades acontecem simultaneamente na maioria das instituições empresariais no país e no mundo, por este motivo é tão importante que uma empresa tenha uma infraestrutura de rede sólida, de qualidade e altamente funcional.
Entretanto, você sabe realmente o impacto de uma boa rede de infraestrutura no seu negócio? Separamos alguns pontos interessantes para que possamos entender melhor as vantagens desse sistema estruturado. Confira!
Infraestrutura de rede: como funciona?
A infraestrutura de redes é a forma responsável por conectar e suportar todos os equipamentos tecnológicos de uma empresa.
Ela contém o cabeamento necessário para ligar diversos equipamentos que utilizam conexão de rede ao mesmo tempo, como conectores, switches, roteadores, patch panels e redes sem fio. É o ideal para fornecer estrutura sólida para todas as estações de trabalho dentro de uma empresa, permitindo que todos os colaboradores desenvolvam suas atividades sem interrupções ou falhas de conexão estruturais.
Além de garantir o melhor desempenho e funcionalidade ao local, também promove segurança no ambiente empresarial, contendo diversos modelos de filtro que impedem ameaças virtuais – e deixando a equipe de T.I preocupada com o que realmente importa.
Atualmente, investir nessas infraestruturas de redes é um diferencial no mercado, pois torna a empresa muito mais competitiva e presente nas negociações.
Por que devo investir em uma infraestrutura de redes?
As vantagens desse investimento vão desde o financeiro até o operacional, valorizando cada centavo gasto e cada ação proposta pela empresa. Dessa forma, você vai melhorar diversos setores da organização sem perceber.
Segurança dos dados
A infraestrutura é instalada por profissionais capacitados e está aliada a planos de contingência para que os gestores possam utilizá-la como um equipamento favorável às suas atividades – e manusear milhares de dados pessoais e confidenciais entra nessas atividades.
Com a possibilidade da interligação das fibras ópticas por diversos caminhos distintos e evitar possíveis falhas de conexão, além de garantir a segurança em caso de invasões virtuais por hackers.
Gestão de dados
A implementação dessas estruturas permite que as instituições tenham mais oportunidades estratégias para trabalhar as atividades cotidianas e melhorar o planejamento estrutural da empresa. Isto porque facilitam o acesso aos dados e, consequentemente, a análise deles para fins avaliativos.
Fica tudo mais fácil: gerenciamento dos dados, análises, administração e manuseio deles para benefício de todos. Gerir dados significa muito mais do que simples leituras, significa estar à frente dos concorrentes entendendo onde se pode investir para chegar mais longe.
Automatização de processos
A automação de diversos processos dentro da empresa pode garantir mais tempo para que os colaboradores desempenhem outras funções. Ao permitir que os processos sejam automatizados, há mais chances de acertos dentro das organizações, como análises precisas de dados e ações assertivas.
Processos que poderiam levar meses dentro da cadeia de produção humana podem acontecer em algumas semanas, contribuindo para uma maior produtividade e, de quebra, rentabilidade. Afinal, a infraestrutura de rede também promove aumenta da renda de uma organização, por este motivo o investimento é tão importante.
Quais áreas podem utilizar este serviço?
Todas! É um investimento que todas as áreas de desenvolvimento do mercado deveriam utilizar, tais como fábricas, escritórios contábeis, bancos e instituições financeiras, entre outros.
Não há uma restrição na utilização das infraestruturas de redes, apenas a necessidade de cada empresa: algumas precisam investir mais por conter mais equipamentos na estação de trabalho e outras menos.
Tipos de infraestruturas de redes
- Redes locais (LAN — Local Area Network) – esta rede de telecomunicação conecta equipamentos e dispositivos dentro de uma área limitada – e física. É muito comum em escolas, fábricas, prédios, lojas e escritórios;
- Redes metropolitanas (MAN — Metropolitan Area Network): é capaz de conectar várias redes em um raio de dezenas de quilômetros e é muito comum em empresas que possuem dois ou mais escritórios na mesma região ou funcionário em modelo de home office;
- Redes remotas (WAN — Wide Area Network): essas redes trabalham a longas distâncias, cobrindo áreas geográficas distintas que podem ser dentro do país ou até mesmo em todo o continente;
- Redes sem fio (Wireless): essa rede sem fio abrange longas distâncias facilmente, desde que esteja conectada à internet, porém é mais suscetível a interrupções e ruídos nos sinais.
Como saber qual infraestrutura contratar?
Para a instalação de uma infraestrutura de rede, vários aspectos devem entrar no planejamento, tais como custo benefício, necessidade do local, segurança oferecida e performance. Esta escolha fica mais fácil quando você possui uma empresa de confiança perto de você.
Assim como a SkyCompany! Nós oferecemos os serviços de infraestrutura de redes para as empresas desde a instalação até a manutenção. Ao investir em uma estrutura desse porte, você não precisará se preocupar com o modus operandi desse sistema, pois nós realizamos todas as atividades necessárias para o bom funcionamento dele.
Não é de hoje que trabalhamos com estas infraestruturas e possuímos uma cartela de clientes satisfeitos e com resultados excelentes, pode conferir!
Se gostou desse artigo, pode acessar outros em nosso portal e conhecer melhor o trabalho que fazemos! Acesse agora o nosso site e fique ligado!