Ao planejar um projeto elétrico é necessário ter alguns cuidados. Para instalar tudo corretamente, existem sistemas que são muito importantes e não podem deixar de existir, como o sistema de aterramento, que possui um papel fundamental em residências e empresas.
O que é aterramento elétrico?
Antes de abordarmos a importância que o aterramento tem nos projetos elétricos, vamos explicar um pouco sobre o que é esse sistema:
O aterramento consiste em Instalar um sistema que irá evitar desequilíbrios na tensão elétrica, eliminar fugas de energia e prevenir contrachoque elétrico por meio do contato humano com a carcaça (parte metálica) de equipamentos com falha no isolamento. Em outras palavras, ele irá proporcionar um equilíbrio potencial entre a terra e os equipamentos.
A eficiência do aterramento vai se dar através de um fio conector com potência igual a zero, chamado de fio terra, que é o responsável por eliminar as impurezas e evitar a fuga de energia. Esse fio possui um papel importante, pois faz com que essas impurezas (sujeiras) fiquem na terra e não ocorram assim, fugas de energia que possam ficar na superfície dos aparelhos.
Importância do Aterramento?
Pode-se dizer o principal papel do aterramento é a proteção e a segurança das pessoas e de patrimônios contra curto circuitos nas instalações. Outro fator relevante desse sistema é que ele oferece um caminho seguro e controlado quando ocorrem correntes induzidas por raios.
Um sistema de aterramento devidamente instalado e contando com o auxílio de uma rede estruturada de cabeamentos torna o seu projeto de elétrica eficiente e garante a vida útil de equipamentos. E para entendermos ainda mais sobre a sua importância, vamos elencar alguns benefícios que ele oferece às instalações.
Proteção da integridade física das pessoas: Ao evitar as correntes de fuga na superfície dos aparelhos, diminui-se os riscos com choques elétricos. A intensidade do choque pode não ser tão grave, mas muitas das consequências estão ligadas a fatores externos, ocasionando danos à segurança das pessoas que se submetem ao choque. Por isso, é recomendável evitar esse contato com a energia.
Facilitar o funcionamento de dispositivos de segurança: Em casos que os equipamentos estejam com fuga de energia e sem um sistema de aterramento, essa fuga será eliminada quando uma pessoa se encostar no equipamento, ocasionando um choque. Porém se esse equipamento estiver ligado ao aterramento, esse excesso de energia será levado pelo fio terra. Nesses casos, se o excesso de energia é prejudicial ao funcionamento da instalação, os dispositivos de segurança (disjuntores, fusíveis, entre outros) vão entrar em ação, interrompendo o funcionamento.
Descarregar cargas eletrostáticas da estrutura metálica dos equipamentos: Aparelhos que são expostos a grandes cargas eletrostáticas em sua superfície, podem ter o seu desempenho prejudicado, pois componentes sensíveis correm o risco de serem danificados. Essas cargas podem ser formadas por muitos fatores, um deles é o atrito e assim podem encurtar a vida útil do equipamento.
Tendo o conhecimento da importância do aterramento elétrico, é importante ressaltar que não basta somente instalar um sistema em residências ou empresas, é necessário atentar-se para que ele esteja de acordo com as normas e regulamentos adequados. E para ocasiões em que se observe a necessidade de realizar manutenções ou instalações, o ideal é procurar por profissionais especializados e capacitados para te auxiliar.
A SKYCOMPANY é uma empresa que atua como prestadora de serviços em TI e Infraestrutura Lógica e apresenta soluções que atendem à demanda e necessidade de cada cliente, utilizando-se das melhores práticas de gerenciamento de risco e gestão de resultados. Buscamos apresentar para nossos clientes sempre o que há de mais moderno e eficaz no que diz respeito à qualidade, desempenho, segurança e preço justo.
Para saber mais sobre os serviços que dispomos, acesse o nosso site. Veja também outros conteúdos do seu interesse em nosso blog.
Visite: www.skycompany.info