Pensando em instalar um circuito fechado de TV na sua empresa ou condomínio? Acompanhe as seguintes informações e saiba o que considerar! 

Circuito Fechado de Televisão (CFTV) é um sistema integrado de câmeras de segurança indicado para a proteção e vigilância de procedimentos, áreas ou indivíduos, a partir de um local remoto, onde os vídeos são examinados simultaneamente gravados ou guardados na nuvem.  

Existem diversos tipos de câmeras com vastos recursos técnicos, como equipamentos digitais, analógicos, móveis, fixos, em alta definição, infravermelho, entre outros.  

Para seu funcionamento é recomendado o posicionamento das câmeras em lugares estratégicos a fim de impedir atos criminosos, sobretudo em pontos mais vulneráveis, como em portarias e estacionamentos, em lugares propícios a perdas, como corredores de mercados e no almoxarifado da empresa, além de locais com grande circulação de pessoas. 

Quando se trata de segurança, esse sistema traz incontáveis benefícios, como o registro, o acompanhamento e, se preciso, a ação imediata contra situações de rotina com potenciais prejuízos provocados por indivíduos malfeitores. 

Como funciona? 

O Sistema CFTV funciona de maneira simples. As filmagens registradas pelas câmeras são enviadas para uma central onde estão os monitores de TV. Dependendo da configuração do receptor, é possível a gravação, a exibição ou a transmissão das imagens para celulares ou tablets em tempo real.  

Tudo é registrado com modernas lentes que recebem as imagens em alta definição, em até 360° para alguns modelos, importantíssimas não só para inibir criminosos, como também para ajudar à polícia na investigação de inúmeras ocorrências. 

Quais equipamentos conformam o sistema? 

  • Câmeras de segurança: 

As câmeras são os equipamentos onde são feitas a captura das imagens do local. No Sistema CFTV, existem inúmeros modelos de câmeras, o que torna importante saber qual tipo de câmera você instalará.  

As câmeras fixas, para o registro de apenas um ângulo, podem possuir lente fixa ou varifocal, ser IP ou analógica, ou ser do tipo Bullet (cilíndrico com sensor infravermelho) ou do tipo Dome (arredondada, como uma bolha).  

Além disso, há opções com sensor de imagem, para utilização interna e externa, com sistema inibidor de vandalismo e até com proteção para a chuva. 

  • Sistema de transmissão 

O meio que permite o transporte das filmagens registradas pelas câmeras até o equipamento de gravação pode ser do tipo analógico ou IP.  

No sistema analógico, muito comum por ser mais barato, a conexão das câmeras com os dispositivos é feita por cabeamento metálico ou fibra ótica. Já o IP, a transmissão é wireless, por meio de rádio ou Wi-Fi. 

  • Sistema de gravação 

Os dispositivos encarregados de armazenar as imagens dependerão do tipo de câmera e da transmissão do sistema. O Digital Video Recorder (DVR) é um equipamento muito usado pelo custobenefício quando se tem somente câmeras analógicas instaladas, oferecendo aplicações como vigilância em tempo real, armazenamento de imagens em HD, backup dos arquivos em memórias externas ou em nuvem, entre outras.  

Já o Network Video Recorder (NVR), é um investimento que permite apenas câmeras com a tecnologia IP, porém que possibilita a integração e gravação de todas as câmeras em um único equipamento, conectadas sem cabos pela rede Wireless. 

 Por que você deve investir o quanto antes nesse sistema? 

O motivo principal para investir no sistema CFTV é prevenir crimes. 

Com o aumento da violência, a presença de equipamentos de vigilância por si só já evita a ação de muitos criminosos que preferem atuar em áreas mais desprotegidas, evitando furtos, perdas, roubos, vandalismo e depredação do patrimônio em empresas e casas.  

E, mesmo que uma infração ocorra, as filmagens registradas pela vigilância 24 horas ajudam a localizar bandidos e encerrar inquéritos policiais com mais rapidez. 

Especialmente em empresas e negócios, as câmeras mantêm o administrador sempre atualizado sobre tudo o que ocorre, ajudando a aplicar medidas de acordo com a produtividade dos colaboradores, evitando reclamações dos clientes ou danos causados por maus funcionários, além de monitorar todo o perímetro externo do empreendimento, ajudando com o aumento da segurança. 

Tenha mais controle da segurança da sua empresa! 

Ao optar pelo sistema de câmeras CFTV, além de ter maior controle da segurança na sua empresa, você está investindo na qualidade do seu ambiente de trabalho. 

Ambientes seguros são fundamentais para que qualquer pessoa possa trabalhar com muito mais empenho, sem medo de ser vítima de alguma ação criminosa. 

O sistema de câmeras CFTV é o jeito certo de obter muito mais segurança na sua empresa. E se você precisar de mais informações ou serviços, conte com a SKYCOMPANY. 

Atuamos como prestadora de serviços em TI e Infraestrutura Lógica e possuímos todas as especializações necessárias para atender as demandas que podem ajudar você e sua organização, utilizando as melhores práticas para ampliar os seus resultados. 

ENTRE EM CONTATO JÁ!