Podemos começar citando que a eletricidade é algo bem perigoso, portanto, quando nos referimos a ela devemos levar em consideração a segurança em primeiro lugar.  

Para se ter uma ideia, de acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2021 – ano base de 2020, da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), foram registrados 691 acidentes fatais com choque elétrico. 

Diante desses dados, para os profissionais desta área existem uma série de normas e recomendações, como a NBR 5410, destinada a instalações elétricas de baixa tensão.  

Baixa tensão é um termo em eletricidade que designa uma faixa de tensão para a qual há um risco de choque elétrico que dificilmente se formaria um arco elétrico. A norma IEC 61643 da Comissão Eletrotécnica Internacional define baixa tensão como qualquer tensão na faixa de 50–1000 V em corrente alternada ou 120–1500 V em corrente contínua. No entanto, as companhias de eletricidade utilizam o termo “baixa tensão” para designar uma faixa de potência contratada relativamente baixa. 

Afinal, o que é NBR 5410? 

Ela é uma norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, de até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. 

Ela é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc. Funcionando como um guia para o profissional, em relação ao que se deve ou não fazer. 

O principal objetivo da NBR-5410 é estabelecer as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão a fim de garantir a segurança, o funcionamento adequado da instalação e conservação dos bens. É uma normatização voltada para todas as instalações elétricas em baixa tensão:  

  • Áreas descobertas, externas às edificações; 
  • Locais de acampamento, marinha e instalações análogas; 
  • Instalações temporárias como canteiros de obras, feiras, etc.; 
  • Circuitos elétricos que não estão dentro de equipamentos, funcionando sob tensão superior a 1000 volts, e alimentados por uma instalação igual ou inferior a 1000 volts e corrente alternada; 
  • Instalações novas e já existentes, sobre reforma; 
  • Circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada (CA), frequência inferior a 400 Hz, ou a 1500 V e corrente contínua (CC); 
  • Fiações e redes elétricas que não estejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização; 
  • Linhas elétricas fixas de sinal com exceção dos circuitos internos dos equipamentos. 

Para saber qual nível de tensão escolher, e, mais especificamente, qual potência contratar, entre em contato com a gente que nosso especialista te levará todas as informações necessárias! Aqui trabalhamos com projetos de baixa tensão para escritórios, industrias, CDs e varejo. 

Leia outros artigos em nosso blog!