O quadro de distribuição, conhecido popularmente como quadro de força, é um sistema de fornecimento de energia. Ele é responsável por concentrar todos os cabos do local à fiação elétrica e, assim, promover a distribuição da energia em subcircuitos para outros ambientes, seja da residência ou edificação.  

É um item muito importante na estrutura das casas, prédios, sítios, salas comerciais, entre outros locais.  

Funcionamento do quadro de distribuição 

No quadro de distribuição está localizado diversos circuitos essenciais ao funcionamento da parte elétrica, tais como: iluminação, tomadas e demais pontos de cargas e funciona através de um ramal de entrada, que tem um protetor chamado disjuntor geral, que auxilia na manutenção e evita sobrecargas no sistema. 

Este quadro vai receber a energia da distribuidora de energia da sua cidade e a potência desse recebimento vai se dividir em diversos disjuntores dentro do quadro e essa carga elétrica será enviada às fontes de energia, como tomadas e iluminação, que também precisam de proteção. 

O quadro de luz tem em sua composição os disjuntores, equipamentos que evitam o curto-circuito e previne contra sobrecargas do sistema, o interruptor diferencial, DR, que protege contra possíveis fugas das correntes elétricas, conhecidas como “choques elétricos” e os dispositivos que auxiliam na manobra e comando de cargas de instalação. 

Instalação e cuidados 

Por se tratar de uma instalação que envolve energia, é fundamental que siga as normas:  

  • NBR 5410: instalações elétricas em baixa tensão; 
  • NBR IEC 61439-3: conjuntos de manobra e comando de baixa tensão; 
  • NR-10: segurança em instalações e serviços em eletricidade. 

Essas normas exigem a aplicação de diversas medidas preventivas para conter e evitar qualquer risco de acidente envolvendo eletricidade, como equipamentos especiais e vestimentas, como os EPIs. 

Também há ferramentas específicas para a execução da instalação de quadros de distribuição em qualquer ambiente, são elas: alicate, fita isolante, chave de fenda Philips, luvas, botas, óculos de proteção e máscaras. Todos esses EPIs são regulamentados pelas normas descritas acima.  

Para instalar um quadro de distribuição, é necessário o mínimo de entendimento de rede elétrica possível.  Fixe os componentes de forma organizada no quadro, encaixe e parafuse o chassi ao quadro, conecte os cabos e os fios de entrada com um circuito para a saída. O condutor neutro fica entre as entradas DPS e DR.  

Depois, alimente os equipamentos de proteção que estão ligados ao disjuntor geral e por fim ligue os cabos (azul) neutro ao  circuito de barramento no neutro e também os demais cabos (verdes) de proteção no circuito de barramento de terra.  

Uma mão amiga 

Com muito esforço e dedicação, qualquer pessoa pode aprender, porém, é bom saber que existem empresas, como a SkyCompany, que realizam este serviço de maneira perfeita. Seguindo todas as normas, com pessoal capacitado e equipamentos específicos. 

Além de outros serviços tecnológicos que estão disponíveis em nosso site.  

Uma mão amiga é sempre bem-vinda. Se gostou deste artigo, leia outros em nosso blog.