Investir em fibra óptica e proporcionar mais segurança e velocidade para seus dados, ainda é uma dúvida que surge para quem trabalha com tecnologia da informação. Além de questionarem a forma que é realizada a sua instalação e as mudanças de Infraestrutura
Muitas corporações estão atualizando suas redes internas, substituindo os cabos convencionais de rede por Fibra Óptica. Isso acontece, pois essa tecnologia está cada vez mais acessível e se assemelhando aos custos com os cabos metálicos. Sem falar que o retorno desse investimento é garantido. Pois não estabelece limite de velocidade de transmissão, proporciona uma quebra na barreira de distância, podendo alcançar 20km entre ponto A e B. E ainda garante a segurança e a confiabilidade na transmissão dos dados.
Com essa constante evolução de velocidade, é fundamental estar preparado para atender a essa demanda o mais rápido e com o menor custo possível. Para uma empresa implantar a fibra óptica, ela precisa realizar a troca dos equipamentos de ponta para esses locais ficarem devidamente atualizados. Já com a rede metálica, é necessária a troca de todo o cabeamento.
Outro ganho com a rede óptica é a questão do espaço, pois com uma única fibra óptica, pode-se substituir uma infinidade de cabos. E também reduzir gastos de implantação e manutenção. Entenda melhor: um cabo de cobre de 94 quilos pode dar lugar a 3,6 quilos de cabo óptico. Essa é uma questão muito importante, por exemplo, em prédios mais antigos, onde a disponibilidade de canaletas, calhas e conduítes é mais escassa.
Já nas instalações externas, ela oferece mais segurança contra descargas atmosféricas. Pois como não é metálica, não conduz energia elétrica. Se caso cair um raio nas proximidades, a fibra não o conduzirá e, assim não haverá danos nos demais equipamentos.
A manutenção e a operação dessa tecnologia é muito mais simples, pois se tratando de GPON (Gigabit passive optical network), todo o gerenciamento da rede é centralizado na OLT (produto localizado no centro da rede, o qual transmite a conexão via fibra óptica com o sinal GPON em direção às casas dos assinantes).
Adaptado de: Ponto ISP
Após esses esclarecimentos fica mais fácil entender os motivos da expansão da fibra óptica se acelera. A seguir iremos aprofundar como funciona a sua instalação.
Confira!
Veja Também: [Guia] Cada vez mais empresas estão usando FIBRA ÓPTICA
Como é feita a instalação? Para realizar uma instalação de fibra óptica é necessário seguir alguns padrões técnicos para garantir que nenhum erro aconteça, o ideal é seja feita por um profissional da área. Uma das etapas mais importantes é decidir qual tipo de cabo será utilizado: o multimodo ou o monomodo.
O cabo multimodo costuma ser utilizado para comunicações de curta distância, pois é capaz de transmitir 10 gigabits por segundo por mais de 500 metros sem nenhum tipo de interferência. Já o cabo monomodo consegue transmitir 10 gigabits por segundo a distâncias próximas de 60 km. Para a maioria das empresas e casas, um cabo multimodo é indicado para suprir as demandas de rede.
Fique atento para os suportes dos cabos, que devem ter os seus suportes aéreos instalados em intervalos que não sejam maiores do que 91 cm. Todos os suportes ou tubos por onde um cabo passar deverão ser estreitos o bastante para que os cabos fiquem fixados, mas jamais devem pressioná-los excessivamente, para não ocasionar a quebra.
Em seguida é preciso posicionar os receptores e transmissores de forma que não haja sobrecarga nos momentos de alto uso da rede. Por fim, é recomendável estar atento à capacidade real de transmitir dados por longas distâncias. E para descobrir qual é a velocidade máxima da sua rede, existem equipamentos próprios que verificam a atenuação do sinal e a quantidade de informações que podem ser transmitidas sem sobrecarga da rede. Assim irá facilitar na hora de optar por cabo multimodo ou monomodo.
Quais equipamentos que as empresas precisam utilizar?
Para se adaptar e inserir essa tecnologia na sua empresa é necessário avaliar a sua infraestrutura e realizar algumas alterações. O profissional que irá fazer essa avaliação para você, provavelmente dirá os equipamentos que serão necessários, como o ONU. Esse é o equipamento responsável por realizar a conversão do sinal óptico para metálico na hora da transmissão. Em função das particularidades de cada estrutura aonde será aplicada a tecnologia, cada caso é um caso e muitas vezes é possível incluir no mesmo meio físico serviços como dados, segurança e automação. Mas a principal mudança que é feita e que traz muitas economias a esse investimento é a redução de gastos de racks, switches e manutenções.
Se você está pensando em mudar os cabos da sua rede, lembre-se de procurar uma empresa que possua licença da ANATEL e experiência para oferecer esses serviços.
Encontre a lista de empresas autorizas aqui!
A SKYCOMPANY é uma empresa que atua como prestadora de serviços em TI e Infraestrutura Lógica e possui todas as certificações necessárias para atender essas demandas. Apresentando sempre soluções que atendem à demanda e necessidade de cada cliente, utilizando-se das melhores práticas de gerenciamento de risco e gestão de resultados.
Entre em contato e tire suas dúvidas sobre fibra óptica.