Investir em um projeto de cabeamento estruturado é fundamental para o bom desempenho da infraestrutura de TI de qualquer empresa. Quer saber quais aspetos considerar na hora de planejar o seu? Então, confira o seguinte artigo!

Um projeto de cabeamento estruturado bem elaborado pode ser um diferencial poderoso para a realização eficiente de diversas atividades. Nas empresas, é a melhor alternativa para interligar prédios, filiais, e até mesmo setores que demandam alta largura de banda dentro de uma mesma área.

Sua instalação deve acontecer seguindo um planejamento prévio, que atendas medidas técnicas especificas, com o objetivo de evitar possíveis problemas e gastos desnecessários, que afetem a produtividade do negócio.

Você conhece os passos para elaborar um projeto de cabeamento estruturado? Precisa otimizar a infraestrutura de TI do seu negócio?

Veja a seguir algumas recomendações que ajudarão à sua empresa a desenvolver esse importante projeto, garantindo mais produtividade para você e a sua equipe!

  1. Identifique o tipo de cabeamento que a sua empresa precisa

Para iniciar um projeto de cabeamento estruturado primeiro se deve identificar qual se adapta melhor às necessidades da sua empresa. Isto pode variar de acordo com o tamanho do estabelecimento, assim como com o tipo de uso: comercial, educativo, residencial, por exemplo.

Em alguns casos é necessário combinar diferentes tipos de cabeamento para suprir todas as demandas.

Umas das opções mais comuns é a Instalação de Entrada, muito usada em empresas que tem contato direto com o púbico. Outra categoria popular é a instalação de uma Sala de Equipamentos, usada quando é preciso atender a público interno.

Sistemas mais complexos como uma Sala de Telecomunicações e um Backbone são comuns em negócios de grande porte, pois conectam pontos existentes em diferentes andares do mesmo prédio.

  1. Conheça as normas

Desde que o cabeamento estruturado passou a ter maior abrangência, tornou-se necessário criar normas para padronizar os procedimentos e, assim, garantir a interoperabilidade entre os diversos fabricantes do segmento. As regras incluem cabos, conectores e demais equipamentos.

Com a uniformização, também fica mais fácil orientar projetos de novas instalações e de adequação das já existentes, bem como fornecer subsídio para os fabricantes de dispositivos.

Além disso, a padronização tem contribuído com o crescimento das redes de comunicações.

As normas são determinadas principalmente pela TIA, Associação da Indústria de Telecomunicações, e pela EIA, Aliança das Indústrias de Eletrônica. Existe ainda a norma brasileira NBR 16415, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que tem as americanas como base.

  1. Preveja o espaço e localização da infraestrutura

Em um projeto de cabeamento estruturado é essencial prever os espaços e a localização dos quadros e racks onde serão instalados os equipamentos e matérias de interligação.

A escolha do local deve se basear em segurança, quantidade de cabos, tipo de protetores, tamanho do edifício e localização física dentro do imóvel. Seu dimensionamento deve considerar tanto os requisitos atuais como uma possível expansão futura.

No Brasil, a NBR 16415 especifica a estrutura e os requisitos para a instalação de cabeamento estruturado dentro ou entre edifícios. Para o espaço externo, onde é necessária alimentação elétrica, se deve seguir a norma NBR 5410.

  1. Contrate uma empresa especializada

Contratar uma empresa especializada para o planejamento e instalação do sistema de cabeamento estruturado é essencial para garantir um bom desempenho da rede e evitar problemas como mau contato ou congestionamento de tráfego.

Contar com uma equipe qualificada permitirá deixar toda a estrutura documentada, tanto do projeto quando da instalação real.

Lembre-se que algumas vezes é necessário fazer pequenas alterações do projeto por obstáculos físicos no momento da instalação. É ali quando ter um registro do que foi instalado fará toda a diferença em futuras manutenções.

Certamente, sem um bom planejamento e organização, os projetos de cabeamento estruturado são mais propensos a mau contato, baixo desempenho de conexão, lentidão e congestionamento em toda a rede, gerando altos gastos com constantes manutenções e originando o perigo de um possível curto circuito.

Você precisa de uma empresa profissional e responsável que elabore e execute um projeto de cabeamento estruturado no seu negócio?

A SkyCompany Infraestrutura para TI pode ajudar! Pode contar com nossa experiência de mais de 17 anos para desenvolver seu projeto com confiança, inteligência e velocidade.

Yara Fertilizantes, Paquetá e Renner são empresas que confiam em nossos serviços!

Para saber mais sobre os serviços que dispomos, acesse o nosso site.

Visite: www.skycompany.info