Hoje trazemos para você um material realmente interessante: equipamentos ativos e passivos de rede e sua importância no meio corporativo. Quer saber mais sobre esse assunto? Leia o seguinte artigo e aproveite as informações!
No ambiente corporativo, a rede de computadores é de suma importância para o lucro e, consequentemente, para o sucesso de uma empresa. Por isso, cuidar dos ativos e passivos de rede de forma eficaz faz toda a diferença entre o fracasso ou sucesso do seu negócio.
Quer entender o que são esses equipamentos, qual é a diferença entre ativos e passivos e ainda conhecer os equipamentos mais importantes para a rede de computadores da sua empresa?
Se sua reposta foi sim, esse artigo e para você!
Continue lendo e aprenda a garantir maior disponibilidade de rede na sua organização.
O que são ativos de rede?
Ativos de rede são equipamentos específicos que permitem estruturar uma rede de computadores, conectando as máquinas da empresa umas às outras e também conectando a organização à internet.
Tecnicamente, eles são responsáveis por gerar e receber dados, além de converter sinais eletrônicos ou ópticos. São esses dispositivos que geram todo o tráfego de dados que passa pelos equipamentos passivos da rede.
São exemplos de ativos de rede:
- Hubs;
- Switches;
- Roteadores;
- Servidores;
- Placas de rede;
- Firewall.
O que são passivos de rede?
Os equipamentos passivos de rede são aqueles que transportam os dados, mas que não interferem nas informações trafegadas e nem nos sinais que passam por eles. Esses dispositivos permitem a interligação dos equipamentos, mesmo que alguns deles não necessitem de energia elétrica para sua finalidade.
São exemplos de equipamentos passivos de rede:
- Conector Rj45;
- Tubo de polietileno;
- Fontes de alimentação;
- Réguas de alimentação e de distribuição;
- Bastidores de rede;
- Patch panels;
- Calhas.
Principais equipamentos de rede que você precisa na sua empresa
- Firewall
O firewall é o equipamento responsável pela segurança da rede. Ele tem com função principal controlar todos os dados que são enviados e recebidos em uma rede de computadores. Com essas informações, o firewall filtra as conexões, definindo se são seguras ou não, e caso não sejam, impedindo o seu acesso a elas. Usar essa ferramenta garante proteção básica, assim como maior desempenho da rede.
- Cabos
A estrutura de cabeamento é responsável pelo envio e recebimento de dados. Os principais tipos disponíveis atualmente no mercado são os cabos de par trançado e de fibra óptica. Cada um deles é adequado para situações específicas, saiba quais são elas:
- GateWay
O GateWay é responsável por viabilizar a comunicação entre redes com protocolos diferentes. Sendo assim, ele atua como um tradutor, interpretando protocolos, dados, taxas de impedância entre outras informações e as transmitindo de forma adaptada ao outro computador.
- Splitter
O Splitter permite o aumento do número de ramificações em uma rede óptica, dividindo o sinal dentro da cada fibra.
- OLT
O OLT (Optical Line Terminal- Terminação de Linha Óptica) assim como o Splitter, também é um dispositivo passivo de redes ópticas. Ele é responsável por receber e processar o sinal da rede e gerenciar o acesso dos assinantes à internet, incluindo quais funcionalidades são oferecidas para cada usuário.
- ONU
A ONU (Optical Network Unit – Unidade de Rede Óptica), é responsável por fazer conversões entre os sinais das redes PON (Passive Optical Network) e as redes locais (LAN). Cada uma dessas unidades pode suportar várias entradas Ethernet e velocidades de transmissão. Assim, ela possibilita o atendimento a um número maior de aparelhos, com flexibilidade e sem perder a performance.
Ganhe mais agilidade e segurança para redes corporativas com a Skycompany!
Atuamos no mercado desde 2011, levando soluções para a área de TI, Produtos e Serviços de Informática, além de serviços como Cabling, Fibra ótica, CFTV e Elétrica.
Prestamos serviços em TI e Infraestrutura e contamos com todas as especializações necessárias para atender as suas demandas.
Conte com a gente!